Categories
Artigo

LINCHAMENTOS DO SUL*

“Uma garota criança de quinze anos foi linchada recentemente por esses brutais agressores. Para onde a justiça fugiu? A eloquência de Wendell Phillips agora está calada. O corpo de John Brown jaz apodrecendo no túmulo. Mas também ficará seu espírito apodrecendo lá?”

Nunca desde os dias dos Hilotas Espartanos a história recordou tamanha brutalidade como tem sido desde então a guerra e como está sendo perpetrada agora contra o Negro no Sul. Quão fácil para nós é ir à Rússia e derramar uma lágrima de simpatia ao Judeu perseguido. Mas um passo adiante da Linha Manson e Dixon** vai nos levar a um cenário de horrores diante dos quais os da Rússia, ruins como são, empalidecem em insignificância! Não há irresponsáveis multidões, sedentas por sangue, rondando o território russo, açoitando e linchando seus cidadãos. Até mesmo o sexo, que a civilização e o costume têm blindado de agressões grosseiras, é tratado com tanta brutalidade quanto o homem.

Mulheres são desnudadas até a pele na presença de brutos com olhares lascivos, de pele embranquecida e coração enegrecido, e açoitadas até a insensibilidade e estranguladas até a morte nos galhos das árvores. Uma garota criança de quinze anos foi linchada recentemente por esses brutais agressores. Para onde a justiça fugiu? A eloquência de Wendell Phillips*** agora está calada. O corpo de John Brown**** jaz apodrecendo no túmulo. Mas também ficará seu espírito apodrecendo lá? Brutos, monstros desumanos – seus brutos sem coração – você a quem a natureza forma moldando-os nela, não se enganem pensando que outro John Brown não surgirá.

Como um dos oradores tão verdadeiramente disse em um encontro de cidadãos de cor, ocorrido nesta cidade em 27 de Março, para protestar contra as injúrias por serem Negros, “A raça branca nos forneceu um John Brown; o próximo precisa vir de nossa própria raça.” Os brancos do Sul não estão apenas semeando o vento que colherão na conflagração, como a seguinte declaração na reunião mencionada acima indica: “Prepare-se para a crise. Já suportamos isso por tempo demais. Deus ajude aqueles que se ajudam. A crise está se aproximando e precisamos estar preparados. ”

Chicago, Freedom, Abril de 1892; excertos.

_______________________________________________________

* O Sul aqui referido no título é o sul estadunidense.

** Linha Manson e Dixon: A fronteira entre os estados escravagistas e os abolicionistas nos Estados Unidos no século XVIII.

*** Wendell Phillips: Advogado e orador abolicionista norte-americano.

**** John Brown: Abolicionista norte-americano.

_______________________________________________________

Texto: Lucy Parsons

Data: 1892

Fonte: The Anarchist Library

Tradução: A Inimiga da Rainha